04 dezembro 2009

Mar Adentro


É um filme bem conseguido. Bem narrado e construído, muito bem interpretado (a actuação de Javier Bardem é magistral) e apoiado na beleza da paisagem galega! É de uma sensibilidade única, como por exemplo: quando Ramon recorda o acidente e o descreve para Julia, a sua advogada, essa cena é-nos apresentada por uma sequência de fotografias da sua juventude que Julia vê, intercalada pela descrição do acidente por Ramon; a despedida entre Ramon e a sua família, especialmente com o seu sobrinho; toda a complexidade da relação entre Ramon e as pessoas que faziam parte da sua vida, a sua família e as duas mulheres, Julia e Rosa!
Em relação ao tema da eutanásia e do suicídio assistido, achei o filme neutro, ou seja, todas as opiniões e opções nos são apresentadas pelas diferentes personagens e nenhuma é favorecida ou considerada como a correcta! É claro que no filme a opinião/escolha de Ramon Sampedro possa aparentar ser a mais forte ou mesmo a certa, uma vez que a história é contada pela sua perspectiva, mostrando-nos a sua total dependência física e o seu sofrimento. Aí o filme pode ser considerado ambíguo, mas, de um modo geral, não suporta nenhuma mensagem moralista ou demagógica e, deste modo, levanta ainda mais questões e incita a um debate!

Assim, a passagem deste filme foi o mote para a organização de um cinefórum dedicado ao tema da eutanásia, organizado pela minha faculdade, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto! Como convidados para o debate, tivemos a oportunidade de receber o Prof. Doutor Roma Torres, o Prof. Doutor Pinto da Costa, o Prof. Doutor Daniel Serrão e o Prof. Doutor João Teixeira Lopes do Bloco de Esquerda. Todos nos ofereceram a sua opinião sobre este tema, tendo sido um debate bastante interessante sobre um tema delicado que devia efectivamente ser mais discutido!
É de facto uma temática difícil e constrangedora! Como discutir e esclarecer e legislar? É uma questão que pertence à esfera íntima e pessoal de um indivíduo, uma escolha que terá que ser obviamente consciente, racional e livre, mas é de facto uma decisão pessoal! Por isso, acredito que esta não devia ser penalizada legalmente!

Foi uma noite de bom cinema e de um importante e esclarecedor debate!

2 comentários:

  1. Um grande filme, que tanto pode funcionar como uma lição de vida ou uma lição de cinema. É de uma humanidade extrema, mas também mostra toda a imensa qualidade de Bardem naquele papel tão difícil.

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo ao blog! Obrigado pelo comentário!

    Sim, é de facto um filme belíssimo e a interpretação de Bardem é excelente!

    ResponderEliminar