11 novembro 2010

As Escolhas dos 20...as minhas razões


Uma iniciativa do Cineroad


O Drama por excelência...
Taxi Driver: Possivelmente, não será considerado um filme dramático, no sentido mais clássico do termo. Mas o perturbante filme de Scorcese não deixará ninguém indiferente, com toda a certeza! Brilhantemente escrito, magistralmente realizado e excelentemente protagonizado, “Taxi Driver” é um cru e brutal ensaio sobre a condição humana, personificado por um homem desesperadamente só, assoberbado por um mundo em decadência.
Intenso, arrepiante, demente!

O Musical que define o género...
Moulin Rouge: Verdade seja dita, não sou muito conhecedora de musicais, faltando-me ainda vários clássicos. Contudo, “Moulin Rouge” foi para mim algo de transcendente, apaixonante, arrebatador! Talvez seja mais apropriado vê-lo como uma redefinição do género, um filme que, sem sombra de dúvidas, revolucionou o musical e lhe deu um novo ânimo!

O melhor filme de Animação...
The Lion King: Emocionante, belo, inspirador! Um hino ao amor, à família, à natureza, num filme tão cómico quanto trágico! Simplesmente memorável, entusiasmante e enternecedor! E um filme marcante da minha infância! Que bem me lembro de me deslumbrar com a glória e beleza da cena inicial, de me comover com a morte de Mufasa, de me assustar com a cena do cemitério dos elefantes e de me rir com o Timon e Pumba, vezes e vezes sem conta!

O Biopic dos biopics...
The Pianist: Um filme arrepiante e chocante, pela verdade que encerra, pelo horror de uma realidade não tão distante assim; porque, de facto, julgamos impossível tal maldade, tal desrespeito, tal desprezo pela vida humana…Polanski filma com uma genialidade inegável e Brody protagoniza com uma entrega assombrosa! The Pianist é até muito mais que um biopic…é um comovente, imperdível e magnífico clássico!

O filme que define os últimos 3 anos de cinema...
Revolutionary Road: Porventura uma escolha pouco consensual…e também a mais difícil para mim. Admito que, em último caso, foi uma questão de gosto: Revolutionary Road foi um dos filmes que mais me tocou nestes 3 últimos anos; possui uma sensibilidade e paixão que me atraíram, as interpretações de Kate Winslet, Leonardo di Caprio e Michael Shannon são simplesmente magníficas e a complexa e tensa abordagem ao casamento fascinou-me!

8 comentários:

  1. TAXI DRIVER: É sim, dramático. O que não é é "melodramático", e às vezes as pessoas fazem confusões. Mas este é um grande drama sobre a vida e a deambulação da existência. Grande escolha.

    THE PIANIST: Fenomenal, um filme que adoro, um dos meus favoritos de Polanski. Excelente retrato, não de salvação, mas de sobrevivência.

    REI LEÃO: O meu filme favorito de sempre, tenho dito :p

    MOULIN ROUGE: Não é um género que aprecie muito, mas é uma escolha justa.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Diogo :)

    Fico contente de partilhares a minha opinião sobre o Taxi Driver...posso dizer que foi uma escolha muito contestada...talvez devido a essa confusão com o "melodrama", nem sei...mas para mim é exactamente isso: "um grande drama sobre a vida e a deambulação da existência" ;)

    Quanto a The Pianist, absolutamente de acordo! O Rei Leão é um dos meus filmes favoritos de sempre :p
    Em relação a Moulin Rouge, é um dos meus filmes de eleição e pareceu-me uma escolha bastante apropriada, talvez mais no sentido de ter revolucionado o género!

    Já agora, o que achaste de Revolutionary Road (como filme)?

    ResponderEliminar
  3. Oh Catarina, e eu que não tinha reparado que também tinhas blogue? -.-

    Não sei se sabes (ou se tens FB), mas há lá um grupo de bloggers cinéfilos, havias de te juntar que somos poucas raparigas :P

    Bjo*
    Cartaxo

    ResponderEliminar
  4. Oh, desculpa, isto foi errado... acho que assim já me reconheces xD

    ResponderEliminar
  5. xD...agora sim já te reconheço ;) (desculpa, mas com o perfil da MAC não estava mesmo a associar)

    Por acaso não tenho FB...mas caso venha a criar hei-de juntar-me a esse grupo :) Raparigas em força!
    Já agora e um bocadinho na mesma ordem de ideias...parabéns pela nomeação nos TCN Blog Awards ;)

    Bjo

    ResponderEliminar
  6. Pois, é o que dá ter mais de uma conta do Gmail/Blogger xD

    Caso cries depois procura o grupo, chama-se Bloggers Cinéfilos. E obrigada :)

    ResponderEliminar
  7. Dos 5 só vi O Rei Leão e o Revolutionary Road...e gostei muito dos dois :) O Rei Leão é um clássico, ainda que a minha escolha talvez não fosse essa. Realmente a Disney trouxe-nos muitos clássicos (lembro-me por exemplo do magistral A Bela e o Monstro). Da animação (computorizada) recente talvez escolhesse o Shrek ou o Wall-E, mas são escolhas difíceis xD Relativamente ao Revolutionary Road é de facto um grande filme, ainda que não defina propriamente os últimos três anos...talvez escolhesse o Avatar (ainda que seja um filme qualitativamente inferior). De qualquer forma, continuas a mostrar o teu bom gosto cinematográfico :)

    ResponderEliminar
  8. André,

    estas não foram escolhas nada fáceis...estive muito indecisa...
    Na animação, podia ter escolhido tantos outros (A Bela e o Monstro, Wall-E, Toy Story...) mas as minhas primeiras memórias remontam ao Rei Leão ;) e à emoção que senti...
    Quanto a Revolutionary Road, como expliquei, foi mesmo muito pessoal...mas hesitei também muito entre Inglorious Basterds ("a minha 2ªescolha") e Inception...

    Bem...e obrigado :)

    P.S: tens mesmo que ver os restantes da minha lista ;) principalmente Taxi Driver e The Pianist!!!

    ResponderEliminar