01 janeiro 2011

2010 - Retrospectiva





Confesso que me considero incapaz de elaborar listas ou tops dos melhores filmes do ano e por aí adiante…Que tarefa mais injusta e inglória! Ainda para mais, não consegui ver tudo o que queria, infelizmente, por falta de oportunidade ou tempo!
Assim, sem pódios nem vencedores…apenas o que me deu mais prazer em ver neste ano que findou!
De filmes de 2010 a filmes vistos em 2010, passando ainda pelas séries televisivas, numa época de auge em que a televisão se tem vindo a afirmar como um sério competidor do cinema…partilho convosco as minhas escolhas, acima de tudo muito pessoais!


The Road (7 de Janeiro)


Up In The Air (21 de Janeiro)

Shutter Island (25 de Fevereiro)


Fish Tank (6 de Maio)

Inception (22 de Julho)

Toy Story 3 (29 de Julho)

Embargo (30 de Setembro)



As melhores descobertas cinematográficas...


Cat on a Hot Tin Roof (1958)

The Good, The Bad and The Ugly (1966)

Clockwork Orange (1971)


Hunger (2008)



E o melhor do pequeno ecrã...


The Walking Dead

Aqui a menina era aversa ao género terror (excepção feita a The Shining…e este é um caso bastante especial) … Até que sugestionada já nem sei muito bem pelo quê, me arrisquei a ver o primeiro episódio de The Walking Dead! E ainda bem! Muito gore, sangue e violência, para além de uma excelente caracterização dos walkers, complementado por uma arrepiante e necessária intensidade dramática! Talvez agora me arrisque no universo de Romero e de outros mestres do terror!

Days Gone Bye (1.01)



Mad Men

Shame on me por apenas me ter iniciado nesta pérola televisiva há tão pouco tempo! Excelência, perfeição…é difícil descrever com justiça o esplendor de Mad Men! Eu tentei…mas confesso que foi uma odisseia!

The Wheel (1.13)


A nostalgia do tempo vivido, do tempo passado...o arrependimento do tempo perdido…e a efémera tentativa de o prendermos, de regressarmos ao conforto dessas memórias…



E qual a vossa opinião? Como foi o vosso 2010?

5 comentários:

  1. Catarina, ia enviar-te um email ontem mas depois esqueci-me! Espero que o teu Natal tenha corrido bem e agora desejo-te um óptimo 2011. Vai ser um ano diferente e muito importante, sem dúvida :)
    Beijinho e até breve (essa é que é a pior parte do ano :x)

    ResponderEliminar
  2. Como já tinha dito num comentário anterior, acho que este não foi um ano particularmente muito bom para o cinema. Há, no entanto, bons filmes que guardo na memória e que também prefiro não colocá-los numa lista (apesar de entre eles haver grandes diferenças). Por ordem de estreia...

    -Up in the air
    -Precious
    -Shutter Island
    -Kick-Ass
    -Fish Tank
    -The Ghost Writer
    -Inception
    -The Town
    -Despicable Me
    -The Social Network

    Alguns da tua lista que não vi (obrigado pelas sugestões!), outros que não concordo. Começando por aí é, para mim, um ano de algumas desilusões: Tim Burton (Alice in Wonderland), Peter Jackson (The Lovely Bones)e Rob Marshall (Nine)...mas felizmente algumas boas confirmações (de realçar Christopher Nolan por Inception e David Fincher por The Social Network). De qualquer forma muito ficou ainda por ver (Clint Eastwood com Invictus, o habitual filme de Woody Allen, Toy Story 3 etc) e por isso não é de todo uma lista definitiva (espero eu...). Bons filmes para 2011!

    ResponderEliminar
  3. Shutter Island, Toy Story 3, Inception, Harry Potter ;)

    Clockwork Orange, impossível era competir com essa, ahahah !

    ResponderEliminar
  4. Renata,

    obrigado e um Feliz 2011 para ti também :)

    Sim, este vai ser um ano bem diferente e com muitos desafios mas tenho a certeza que nos vamos portar muito bem ;)

    (já agora... :p também me sinto no grupo dos metabolizadores de conhecimento lentos...e severamente intoxicada com tanta informação sobre tudo o que é solvente, vapor, metal pesado, pesticida ou droga de abuso!!! ahah)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. André,

    não sou muito de fazer tops, como expliquei...por exemplo, alguns que apontastes não vi (Kick-Ass, The Ghost Writer,Despicable Me, The Social Network) mas podiam perfeitamente estar incluídos neste post no futuro (é como disseste...não é definitivo)...Precious nunca me suscitou curiosidade...The Town é para mim um caso complicado, porque até o considero um bom filme mas de certo modo desiludiu-me (já explorámos esta questão num post anterior...) quanto às desilusões só não concordo contigo sobre Alice in Wonderland, como sabes ;)
    Bons filmes para 2011 também!

    Diogo F,

    hehe..já sabia que partilhávamos esses gostos cinematográficos ;)
    Pois claro, Clockwork Orange está num patamar diferente...mas como o vi este ano quis referir tal acontecimento! :p
    E quanto ao resto?

    Abraço

    ResponderEliminar