04 março 2010

Fish Tank

Sessão do Fantasporto 2010


Life is a bitch and then you die?

Fish Tank: um retrato magnífico, profundo e não condescendente do crescer, centrado em Mia, uma jovem de 15 anos, indisciplinada, zangada com o mundo, e no que acontece quando conhece o novo namorado da mãe.

Mia é uma personagem magnética: a sua rudeza, a sua má - educação e a sua rebeldia chocam-nos, mas, ao mesmo tempo, não conseguimos deixar de não gostar dela pela sua (escondida) vulnerabilidade, pela sua atitude e pela sua paixão pela dança. Mia está presa à vida nos subúrbios, à sua família problemática e desequilibrada, aos confrontos com tudo e todos. Desespera então por uma saída deste “aquário”, tentando escapar pela bebida e pela dança. A estreante Katie Jarvis é incrivelmente admirável e cativante, oferecendo-nos uma interpretação forte e real! Sentimos a sua revolta e a sua solidão e também a sua inocência, vulnerabilidade e esperança.


Michael Fassbender tem igualmente uma actuação de peso: o seu Connor, carismático e atraente, surge como um foco de esperança e mudança para Mia, encorajando-a e aparecendo como alguém carinhoso e interessado, o oposto do que Mia obtém da família.


Para além das impressionantes interpretações, o melhor de Fish Tank é não ceder nem a clichés, nem ao melodrama, nem a moralismos ou condenações. A história é algo real, algo em que acreditamos e também com o qual nos podemos identificar! As suas personagens não são perfeitas, não se enquadram no típico extremo do bom ou do mau: são antes repletas de dualidade e contradições, num mundo que não é, de facto, a preto e branco, mas sim vivido em diferentes tons de cinzento!

Uma excelência do cinema britânico, um filme soberbo, tão sério como irreverente, definitivamente a não perder!


Obrigado Fantasporto!

4 comentários:

  1. Já vi que gostaste da tua noite no Fantas, hoje é a minha vez e, portanto, espero uma boa sessão como tu tiveste!

    O filme parece porreiro!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Nekas,

    foi de facto uma noite óptima :D Aconselho vivamente o filme!

    Já tinha dito no teu blog, mas espero que também aproveites a ida ao Fantas e tenhas uma boa sessão de cinema!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. De facto Fish Tank é um grande filme! E o grande trunfo é exactamente aquilo que referiste: não cede a clichés nem moralismos ou condenações. Parece quase um filmar da realidade, em que as pessoas têm as suas virtudes e os seus defeitos, e cabe ao espectador depois tirar as suas próprias conclusões (e não ser manipulado como acontece noutros - muitos - filmes). A quem gostou, aconselho também o Little Miss Sunshine(também na temática da família).

    ResponderEliminar
  4. André,

    de acordo ;)

    E sim, tenho que colmatar essa falha que é não ter visto ainda "Little Miss Sunshine"!

    ResponderEliminar