08 março 2010

Óscares 2010


Gostava que a noite tivesse sido assim...





Mas a noite foi de uma mulher, a primeira a receber o Óscar para Melhor Realização :), juntando-se às estatuetas de Melhor Filme e Melhor Argumento Original para "The Hurt Locker"! Foram 6 em 9, contando com as categorias técnicas!


Kathryn Bigelow



De resto, foi uma cerimónia algo previsível, sem grandes surpresas na maioria dos vencedores: nas interpretações, Jeff Bridges, Sandra Bullock, Mo'Nique e claro, Christoph Waltz!; "Up" arrecadou Melhor Filme de Animação e Melhor Banda Sonora; Avatar ganhou 3 categorias técnicas e felizmente ficou-se por aí! Diria que a única surpresa tenha sido a vitória de "El Secreto de Sus Ojos" como Melhor Filme Estrangeiro, quando, do que li, "The White Ribbon" e "Un Prophete" eram os principais candidatos!

Quanto à cerimónia em si, não achei que tenha sido muito dinâmica, como os seus produtores aspiravam com as mudanças efectuadas (tempo do discurso, entrega prévia dos Óscares Honorários...). Por vezes, parecia uma mera corrida, com os prémios apenas a sucederem-se...Excepção feita para a apresentação da categoria de Som, com o senhor Morgan Freeman a emprestar a sua voz profunda e grave à introdução, e a apresentação dos nomeados para Melhor Banda Sonora, uma conjugação muito boa de música e dança!

Para finalizar, gostei dos discursos de Christoph Waltz (muito eloquente e contido, mas a notar-se bem a sua emoção e felicidade! como nos Globos de Ouro) e de Sandra Bullock (este já bastante emotivo, mas também engraçado, ao saudar as suas colegas nomeadas!)

Lista completa dos vencedores aqui.

4 comentários:

  1. Para mim é talvez dos filmes mais mediocres a ganhar o oscar de melhor filme nos últimos anos. Não é o que o filme seja mau (que não é e está longe disso!), mas de facto o prémio que na minha opinião merecia era só e apenas o de melhor realização. Para além da estatueta de melhor filme, o que me parece mais inacreditável é a estatueta de melhor argumento original! Será que ninguém viu o Inglorious Basterds? Este definitivamente não consigo perceber...A cerimónia foi um retrocesso em relação ao ano passado (e não consegui ver até ao fim...). Gostei especialmente da atribuição dos (já quase garantidos) óscares a Christoph Waltz e Mo'Nique.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Eu não me posso propriamente pronunciar porque não vi o filme...apesar de o meu favorito continuar a ser "Inglorious Basterds"! Como disseste (e o que eu também já tinha dito num outro post, de madrugada, mesmo a fresco!)o que é mesmo escandalaso, vergonhoso, inacreditável é não terem dado o Óscar de Melhor Argumento Original a Quentin Tarantino!!!
    A cerimónia realmente não achei nada de mais (e sim, eu vi até ao fim :p)
    Cristoph Waltz foi um grande momento! :D

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao oscar, a Cerimônia foi bastante chatinha e morna, sem sal.

    Visto que os filmes deste ano nem todos foram empolgantes, fato.
    Sandra Bullock melhor atriz? Era a mais fraquinha das indicadas, sinceramente. Até Carey Mulligan por Educação estava melhor que ela! Lamentável, como sempre as premiações são estranhas – lembra de Reese Whiterspoon ter tirado o Oscar de Felicity Huffman por Transamerica? Julia Roberts ter tirado o Oscar das mãos de Ellen Burtyn por Requiem para um sonho? como sempre, filmes comerciais imperam mais – vide as atuações. Fato!

    Guerra ao terror é bom, sim…mas, Bartados Iglorios que deveria imperar nas premiações…só levou o oscar de coadjuvante? Sem comentários.

    Jeff Bridges merecia há anos, esse sim valeu a pena! foi bonito de ver. Gostei das premiações técnicas de Avatar, mas merecia melhor som e mixagem também! Boa a premiação de filme estrangeiro, apesar do páreo duro este ano nessa categoria. Essa sim teve filmes densos e interessantes!

    Taylor Lautner e Kristen Stewart estavam agradáveis na apresentação dos filmes de terror – o que Lua nova também fazia nas cenas juntos com os filmes de terror? Achei estranho também, visto que o filme não é macabro, mas acho que o critério de seleção dos filmes era mais por ter elementos do horror(vampiros, lobisomens, etc). Vai entender mesmo, rs.

    Bela homenagem a John Hughes, momento ápice da Cerimônia e tenho dito!

    Eu acho que a trilha sonora deveria ter sido por James Horner, Avatar ou mesmo o de Hans Zimmer que fez um belo trabalho no Sherlock Holmes – mas, você vai me condenar, mas eu preferia mesmo é que a trilha de Alexandre Desplat por Lua Nova tivesse sido vencedora, já escutou? recomendo! Sério, o score é lindo e intenso.

    Bom, que venha o próximo Oscar!

    ResponderEliminar
  4. Cristiano Contreiras,

    sim, a cerimónia foi muito fraquinha este ano!
    Pois, a noite foi bastante injusta para Tarantino e os seus Inglorious Basterds! Uma autêntica vergonha que a Academia não tenha reconhecido (para além do Melhor Secundário, merecedíssimo!) o valor deste que considero o melhor filme de 2009!
    Quanto às actrizes não me posso pronunciar com grande justiça, porque não vi os filmes...mas nunca achei a Sandra Bullock uma grande actriz, por isso aquele Óscar parece-me um pouco esquisito!
    Mas uma pessoa nunca percebe completamente os critérios daquela Academia!
    Sim, Avatar mereceu aquelas categorias técnicas, mas ainda bem que se ficou por aí!
    Quanto às bandas sonoras,gostei que Up ganhasse...mas sim,a de Lua Nova é de facto intensa e bela!

    Pronto, para o ano teremos mais!

    Abraço

    ResponderEliminar