07 dezembro 2009

Lua Nova



Entrei na sala de cinema entusiasmada e com muitas expectativas!

Quando vi “Crepúsculo” não conhecia nada sobre a saga, nem sequer sabia que era adaptado de um livro, por isso não esperava mais que duas horas de diversão e vampiros! Ora, o filme surpreendeu-me, pela sua abordagem diferente ao mito dos vampiros que era principalmente suportada pela história de um amor casto, poderoso e impossível, ao estilo de um Romeu e Julieta! E ao longo do filme sentia-se toda essa atmosfera, quer pelas cativantes e apaixonadas interpretações dos dois protagonistas, quer pela banda sonora alternativa mas simplesmente adequada, quer pela realização e escolhas da luz e fotografia! Ou seja, gostei imenso do filme!

Passado um ano, e já com a saga lida (mais um ponto a favor do primeiro filme!), fui então ver “Lua Nova”. E esta adaptação não me desiludiu! Não posso dizer que seja perfeita, porque posso apontar-lhe algumas falhas, mas foi um filme bastante bom, dentro do género!
A nível de adaptação, penso que, de um modo geral, foi conseguida, uma vez que todas as passagens e momentos do livro foram transpostos para o ecrã, com a necessária liberdade criativa! Neste ponto, só acho que a fase de depressão, angústia e desespero que Bella atravessa após a partida de Edward devia ter sido mostrada de uma forma mais prolongada e forte, se bem que achei a interpretação de Kristen Stewart bastante boa! Mas achei que a transição para o relacionamento com Jacob foi algo apressada. Penso que poderá ter algo a ver com a mudança de realizador: talvez Catherine Hardwicke percebesse melhor os livros e toda esta dinâmica de uma paixão avassaladora e totalmente comprometida, que foi tão bem mostrada em “Crepúsculo”!
Quanto às restantes interpretações, foram também boas! Destaco o trio protagonista e a de Dakota Fanning que nos apresentou uma temível Jane!
A banda sonora é mais um ponto forte do filme, crédito para os Muse (tal como em “Crepúsculo”)!
Gostei mesmo do filme!

4 comentários:

  1. A confiar na tua crítica, a ver se vejo o filme. É que ouvi cada uma acerca deste Lua Nova...

    ResponderEliminar
  2. As críticas são sempre subjectivas...de acordo com o gosto de cada pessoa!

    Eu gostei muito do filme!

    Fico então à espera da tua opinião! :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo teu comentário Isabel :D

    E esta noite de cinema foi mesmo muito fixe!

    ResponderEliminar