09 novembro 2009

O Muro de Berlim

Celebram-se agora os 20 anos da queda do muro de Berlim. A esse propósito, assisti na semana passada a um documentário na RTP2.
“The Berlin Wall” de Patrick Rotman e produzido pela France Television, mostra-nos, através de imagens de arquivo e testemunhos reais, as razões da construção do muro, as suas consequências a nível da Alemanha e do Mundo e a sua queda em 1989.
Achei o documentário bastante esclarecedor, interessante e emotivo! As imagens que mostram as tentativas de fuga dos berlinenses orientais e o desespero e tristeza das famílias ao se verem separadas foram arrepiantes e chocantes!
Porque como foi possível dividir Berlim e, consequentemente, a Europa e o Mundo, ao meio? Como foi possível que esta situação, um dos momentos mais vergonhosos e terríveis da Humanidade, se prolongasse por quase trinta anos? A “Cortina de Ferro” caiu há vinte anos, o que para mim representa basicamente uma vida, mas não é assim tanto tempo!
Hoje, é o momento de nunca esquecer! E de combater, porque infelizmente ainda existem muitos “muros” pelo Mundo, uns físicos e outros de injustiça, de pobreza, de violência, de analfabetismo, de intolerância e preconceito e todos deviam ser derrubados!

Convido-vos a visitar: http://www.dieberlinermauer.de/berlimmurohome1024/berlimmurohome1024.html
com fotografias do muro e da Berlim dividida e momentos da reunificação

Sem comentários:

Enviar um comentário