10 março 2015

Liza, The Fox Fairy (Fantasporto 2015)







Liza, a doce enfermeira que procura o amor verdadeiro. O fantasma de um cantor pop japonês que a assombra. A Hungria dos anos 70, que aqui não é comunista: ouve-se o seu líder a discursar sobre o caminho para o capitalismo e o amor é procurado por entre uma dentada e outra no hambúrguer do Meek Burger (get it?). Uma sucessão de pretendentes cómicos e desajeitados que caem que nem tordos. Uns pozinhos de cultura japonesa e outros de cultura nórdica. Querem trama mais hilariante e extravagante que esta?

Assim se desenrola "Liza, The Fox Fairy", em tom exagerado, delirante e cómico, surpreendendo-nos com a sua vivacidade e encantando-nos com a sua história! Uma potencial receita para o desastre é afinal uma aposta mais que ganha: sim, há muito nonsense mas tudo encaixa de forma inteligente e divertida e despretensiosa neste inefável comédia de amor e de costumes! As personagens e o trabalho dos seus actores são inegavelmente cativantes e contagiantes! A música e a fotografia contribuem sobremaneira para o ambiente pretendido! É impossível não ter sempre um sorriso nos lábios, entre sonoras gargalhadas!

Károly Ujj Mészáros, o realizador, até "pediu desculpa", durante a apresentação, por ter trazido ao Fantas um filme sem sustos nem arrepios...Acho que as vívidas palmas no final do filme manifestaram bem a opinião do público, mas deixo aqui por escrito: senhor Mészáros, ainda bem que nos trouxe esta sua gloriosa, irreverente e hilariante criação!



Sem comentários:

Enviar um comentário