14 outubro 2010

O Início (1)


Aproveitando o 1º aniversário de "A Vida em Cenas", começo uma nova rubrica. O propósito? Destacar os filmes, realizadores ou actores que mais me marcaram e que, de uma maneira ou outra, tenham desempenhado um papel na criação deste blog!

E que melhor forma de comemorar senão esta?



Tinha 13 anos. Lembro-me como se fosse ontem. Não conhecia o filme, nem sabia que existiam os livros. Entrei no desconhecido da sala de cinema…e foi simplesmente avassalador!

Pura magia, puro épico! Foi nesse momento que senti verdadeiramente o poder e fascínio do cinema, no imenso e deslumbrante imaginário da Terra Média, transposto genialmente à tela pela visão irrepreensível e apaixonada de Peter Jackson!
Escusado será dizer que, após o filme, devorei intensamente todos os livros! E um novo universo foi descoberto… E claro, a espera até ao mês de Dezembro era cada vez mais, se me permitem o entusiasmo, excruciante e atroz!

É óbvio que “O Senhor dos Anéis” não foi o primeiro filme que vi. Contudo, nunca tinha experienciado nada igual! Foi algo de absolutamente inesquecível, arrebatador, emocionante, fantástico e apaixonante, a cada momento, a cada cena, com cada personagem, com cada paisagem, com cada música! E este sentimento nunca se esbate, nunca se perde, quando o revejo (aposto infinitas vezes) pelas versões alongadas que constituem um dos meus maiores tesouros!
“O Senhor dos Anéis” é, sem qualquer dúvida, o detentor do primeiro lugar no meu coração cinéfilo! A ele, estarei para sempre irremediavelmente ligada e apaixonada, será eternamente O filme! Pois a cada visualização me sentirei dentro da Terra Média, a viajar com a Irmandade por vastos campos desertos, montanhas cobertas de neve e perigos, minas escuras e arrepiantes ou belas e hipnotizantes florestas épicas; a lutar contra as Duas Torres com os valentes guerreiros de Rohan ou com os sábios e antigos Trents; a rejubilar com o Regresso do Rei e o triunfo do Bem e do amor entre Aragorn e Arwen; a deslumbrar-me com o verde e tranquilo Shire ou com a imponente e formosa Rivendell; a comover-me com a amizade indestrutível de Frodo e Sam; a sofrer a dor e conflito do atormentado Gollum!







É o filme da minha vida, sim, porque mudou o meu mundo e o meu conceito de cinema! E, quase inconscientemente, criou este bichinho, esta indefinível e infinda paixão pelo Cinema!

Tudo começou nesse momento…”The world is changed.”


3 comentários:

  1. Nunca li a obra de Tolkien, mas adoro esta trilogia sobretudo o terceiro filme "Return of the King" onde se liga tudo !

    visita http://febre7arte.blogspot.com/

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. OMG É MESMO ISSO QUE SINTO. Essa conversa toda da "Idade Média" e isso, mesmo. Brutal.

    Hi five !

    ResponderEliminar
  3. Dezito, aconselho a leitura.

    Diogo F, *Terra Média* :p
    Bem, parece que estamos MESMO em sintonia! "O Senhor dos Anéis" é-me imensamente especial, nunca tenho a certeza se lhe consigo fazer justiça por palavras...
    Brutal sem dúvida! ;)Hi five!

    ResponderEliminar