03 julho 2010

Eclipse



Em “Eclipse”, um ciclo termina. Isabella Swan, dividida entre Edward e Jacob, tem que decidir o seu futuro, lutar pelo seu destino. E, pelo meio, sobreviver a uma misteriosa ameaça de vampiros recém-nascidos que espalham caos e morte em Seattle.

Gostei de Eclipse, mas enquanto filme continua a ser insuficiente! Sendo uma refrescante evolução relativamente ao 2º volume, “Lua Nova”, não consegue estar à altura nem do livro original nem do outro antecessor, “Crepúsculo”. Maioritariamente fiel, até é uma boa adaptação, mas apenas isso (esquecendo o facto de que os livros, embora cativantes, são uma leitura ligeira e fácil, nada de transcendente); acho que haveria algum potencial para mais, por exemplo, abordando de uma forma mais intimista e profunda o dilema anterior de Bella e construindo uns diálogos mais consistentes! Além disso, também não apreciei algumas alterações que penso terem retirado algum drama à narrativa, como [SPOILER] o modo como Jacob descobriu do noivado de Bella e Edward e alguma simplificação no antagonismo entre Edward e Jacob [FIM DE SPOILER].
Contudo, são de destacar alguns pontos positivos: uma boa introdução, um ritmo mais dinâmico, os flashbacks que conferem uma certa profundidade às personagens, a apresentação da batalha final. Notam-se também ligeiras melhorias nas interpretações do trio protagonista, apesar das suas limitações ainda presentes, como falta de expressividade nalgumas situações.

Por último, não podendo deixar de comparar com Crepúsculo, considero o primeiro volume como o melhor filme da saga até agora (falta o 4º capítulo, “Amanhecer”, que será apresentado em duas partes). Crepúsculo tinha alma, uma atmosfera de romantismo, sensível e delicado mas forte, que envolvia o espectador, associada aos reconfortantes tons azuis e verdes da fotografia e à belíssima banda sonora de Carter Burwell! Principalmente em “Lua Nova”, mas também neste, esta perspectiva perdeu-se, fruto da lógica do lucro e apenas lucro!

Apesar de mediano, “Eclipse” constitui ainda um agradável entretenimento!



4 comentários:

  1. Eu discordo. Achei Eclipse muito bom filme e extremamente fiel ao livro - repito, é dificil extrair tudo do livro e colocar/condensar num filme de 2 horas. Talvez, nesse quesito, Amanhecer seja melhor por ter sido dividido em dois.

    Eu acho o melhor da saga, Lua Nova - não só por ter a melhor técnica, direção e pela trilha sonora excepcional de Alexandre Desplat(que, sinceramente, elevou a um patamar alto a obra...e eu acho mais marcante que a de Carter). E acho que gostei mais deste por ter uma intimidade melhor com o livro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristiano,

    pois eu mantenho a minha opinião de que Crepúsculo é o melhor da saga (até agora)! Sei que extrair e condensar de um livro para um filme é diferente, mas em mais nenhum tive aquela sensação de encantamento que Crepúsculo ofereceu! Eu li os livros, por isso sei que as perspectivas e o tema de cada um são diferentes e assim o ambiente de cada filme será diferente também, mas tanto em Lua Nova como em Eclipse sinto que falta mais algum desenvolvimento, mais alma talvez! São gostos ;)

    Mas isto não quer dizer que não tenha gostado (apenas que em alguns momentos me soube a pouco...) e irei ver "Amanhecer" com a mesma expectativa e desejando que seja uma boa adaptação e também uma agradável surpresa!

    Abraço (você é que andou sumido :p)

    ResponderEliminar
  3. Concordo que CRESPÚSCULO seja o melhor da saga, apesar de considerá-lo um filme razoável. Este Eclipse é bem pior...

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  4. Roberto F.A.Simões,

    Até gosto da saga, sendo Crepúsculo o meu preferido, apesar de também o considerar um filme razoável e de ter achado Lua Nova e Eclipse insuficientes...
    Talvez pelo facto de ter lido os livros após ter visto Crepúsculo tenha curiosidade em ver os filmes e eles sejam um pequeno guilty pleasure :p

    Cumprimentos

    ResponderEliminar