15 outubro 2009

District 9

Wow! Foi este sentimento de arrebatação que experimentei quando os créditos finais surgiram!

District 9 tem uma premissa diferente dos habituais filmes de extraterrestres: desta vez os ET chegam à Terra não para conquistar a raça humana, mas como uma espécie de refugiados, doentes e impossibilitados de regressar ao seu planeta. Vinte anos depois, temos o District 9, um gueto militarizado que não é nada mais que um antro de crime, violência, tráfico, prostituição e miséria! Ficamos então a conhecer a MNU e o seu dedicado, entusiasta e confiante funcionário Wikus Van de Merwe e os seus planos de despejo do District 9. No entanto, durante esta operação, Wikus é infectado com um vírus de origem extraterrestre, com efeitos devastadores...E a partir desse momento, Wikus terá que confiar no mais improvável dos aliados...

District 9 desenvolve muito bem esta premissa, surpreendendo-nos a cada cena. O filme manteve um grau elevado de mistério e suspense, com sucessivas revelações de cortar a respiração!
Os efeitos especiais são um dos seus fortes: os Prawns parecem muito reais, com aquele aspecto de insectos gigantes e, ao início, muito assustador!
Gostei bastante da interpretação de Sharlto Copley (pelos vistos, um "novato" nestas andanças) porque conseguiu transmitir de forma bastante crua e sentida todo o desespero, incredibilidade, raiva e luta que a sua personagem atravessa!
Tenho que referir uma das cenas que me marcou: a conversa entre o Prawn pai e o seu filho, uma vez que lhes conferiu um tal grau de humanidade que me comoveu! Mais ainda considerando toda a maldade e ganância tão enraizadas na maioria dos humanos deste filme!
Por último, também acho que o filme tem um propósito de consciencialização! Quer pela inevitável memória do apartheid, ou, de uma perspectiva mais abrangente, pelo incitamento ao debate sobre a diferença!
Concluindo, gostei bastante do filme! Esperava um filme fantástico, pela premissa e, principalmente, pelo facto da produção estar a cargo de Peter "Lord of the Rings" Jackson, e ainda assim o filme ultrapassou as minhas expectativas!

P.S: Aos interessados, http://www.d-9.com Muito fixe!

2 comentários:

  1. Um dos melhores do ano com certeza...se houvesse uma lista com todas as qualidades que um filme deve ter este preencheria (arrisco mesmo) todas. Emotivo, perfeito tecnicamente, um fabuloso argumento, grandes interpretações, um grande final e, acima de tudo, um filme que nos faz pensar (e não um qualquer filme de extraterrestres para entreter o "pessoal" enquanto se come pipocas!).

    ResponderEliminar
  2. De acordo André! Um filme excelente!

    P.S: Obrigado pelos comentários! =D

    ResponderEliminar