01 junho 2015

Quinta Temporada de Game of Thrones - Série versus Livros (Parte 2)


E o sol brilha, e os passarinhos chilreiam, e hoje até é o Dia da Criança...haverá altura melhor para continuar a falar deste modelo tão tradicional e puro de conto de fadas que é "Game of Thrones"?






Vou então falar agora das personagens cujas tramas não foram alteradas e como a sua adaptação está a correr (relembro que esta análise só vai até ao sexto episódio desta temporada, por isso à data desta publicação é certo e seguro que novos desenvolvimentos já tenham ocorrido...mas após o final desta temporada irei fazer uma crítica mais global...so, do not fear!)


Mais uma vez, seguem-se SPOILERS!!!





Tyrion Lannister 

O Tyrion é das personagens mais complexas e assim irresistíveis de sempre, e Peter Dinklage é sempre carismático, por isso esta história segue de vento em popa, apesar da exclusão de Young Griff e da “simplificação” da viagem. "A Dance With Dragons" não nos proporcionou o encontro entre Tyrion e Daenerys mas tudo aponta para que tal aconteça em breve na série...e será certamente uma união explosiva! Estão a imaginar a inteligência de Tyrion aliada à garra de Daenerys?


Daenerys Targaryen

Esta temporada volta a afirmar veementemente que conquistar é bem mais fácil que governar. Sem o apoio dos poderosos de Meeren, sem a força dos seus dragões e sem Ser Barristan e com a ameaça dos Filhos da Harpia, Dany tem muitas decisões para tomar. E as que já tomou, são no mínimo controversas! Eu tenho adorado o que vi até agora: a Dany desta temporada é sem dúvida mais activa, mais assertiva e mais confiante, para o bem ou para o mal!


Arya Stark

Arya inicia a sua jornada em Braavos, entrando na House of Black and White de mente aberta mas de coração fechado. É certo que foram feitas algumas alterações: Jaqen H’ghar regressa (cool!) e aparentemente não teremos Cat of the Canals. Mas parece-me que o essencial estará presente: a transformação de Arya durante a estadia na ordem dos Faceless Men que passa principalmente pelo conflito entre o desapego ao passado e o desejo de vingança! Arya é uma personagem fenomenal, Maisie Williams é fenomenal a interpretá-la…estou ansiosa por assistir a este seu percurso! 


Cersei Lannister a.k.a “You can call me Queen…Bitch” (a minha adaptação de Royals, da Lorde :p)

A Cersei é daquelas personagens que amamos odiar…e tudo continua assim! Sedenta de poder, maquiavélica, cruel, egoísta, lutadora e determinada…mas também insensata e precipitada. A restauração da ordem militar Faith parece-lhe o seu novo trunfo e até este momento a nós também, pois é certo que já conseguiu fragilizar e muito os Tyrell…mas o braço da Faith alcança tudo e todos, rainhas incluídas como já se viu…e Cersei, agora órfã e sem amante, tem apenas por companhia os seus vícios e pecados…não se apercebendo sequer do terreno escorregadio em que se meteu!
Destaco ainda os maravilhosos confrontos com as senhoras Tyrell: perdeu com Margaery, é certo, que, pós-casamento, lhe trocou as voltas e nos seduziu ainda mais…mas surpreendentemente deixou sem palavras Lady Olena! 


John Snow

Confesso que a ascensão a Lord Commander não teve o mesmo impacto na série que nos livros...a forma como esse arco foi desenvolvido pareceu-me muito "em cima do joelho", faltou-lhe emoção mais genuína! Felizmente, as coisas compuseram-se a partir daí e John Snow já demonstrou aguerridamente a sua perspicácia, coragem e firmeza...com a possibilidade de consequências que isso possa vir a ter! A sua atitude e decisão relativamente aos wildlings é lógica, ainda que arriscada, mas só prova as qualidades de líder que ele possui! E a sua relação com Stannis, ainda que curta temporalmente, acabou por ser bem aprofundada, com um "confronto" inicial que evolui para uma atitude de respeito e admiração! Afinal ele sabe alguma coisa...


Stannis Baratheon


Era uma das personagens que inicialmente não me convencia...a sua arrogância e atitude "sou melhor que todos" eram apenas irritantes. Contudo, a partir do momento em que decide ir para a Muralha, a personagem acaba por se "redimir"...é certo que a arrogância e a atitude se mantêm e até se pode considerar que a sua decisão é apenas um meio para atingir um fim...mas bolas, ele é o único pretendente que realmente se preocupa e tem consciência do perigo para além da Muralha! E como disse anteriormente, a sua relação com Jon é importante e de mútuo respeito. Para além de que na série, Stannis tem outra mais-valia: a sua relação com Shireen é genuinamente enternecedora! Ou seja, é uma personagem que tem ganho também alguma admiração da minha parte, mesmo com o R'hllor lá atrelado...não que não tenha curiosidade para com Melisandre, mas desconfio sempre de fundamentalismos!

Ah...e mais importante, além de todas as características já referidas, Stannis é ainda...












Sem comentários:

Enviar um comentário