31 outubro 2010

Para uma noite bem grotesca e assustadora!


Filmes


Tenho a confessar que terror não é bem o meu género, sendo que o único filme que vi deste género foi “The Shining”! Daí a minha sugestão, um terror mais psicológico pelo mestre Kubrick…uma experiência com muitos arrepios pela espinha, definitivamente a não perder!



Terror? Não o é, de facto! Antes uma gótica e maravilhosa fábula burtoniana, mordaz, negra e encantadora..."The Nightmare Before Christmas"!


Livros

O mundo de Burton em deliciosas histórias e ilustrações!



Trilogia de Guillermo del Toro/Chuck Hogan…

Sim, o 2º volume também não resistiu mais que uma semana….
assombroso e viciante é o que tenho a dizer!

Séries


Buffy, The Vampire Slayer


True Blood

Supernatural




The Simpsons
Qualquer especial do Hallowen é absolutamente imperdível!


São meras ideias, baseadas obviamente nos meus gostos! Desde os zombies de Romero ao clássico Drácula, há muito para descobrir ou rever!

Esta noite, penso que irei espreitar “The Walking Dead”!


28 outubro 2010

"Ah! Se acontecesse enfim qualquer coisa!"



Se um pássaro suavemente me cantasse a tua voz
Se uma nuvem alva e algodão me levasse ao mundo dos teus sonhos
Ah! Se acontecesse enfim qualquer coisa!
Se o Sol me desse a luz que os teus olhos me dão e me aquece
Se as ondas do mar te murmurassem as minhas palavras
Ah! Se acontecesse enfim qualquer coisa!
Se a sorte dos amantes nos perseguisse
E se mil diamantes envolvessem os nossos nomes eternamente
Então o paraíso me envolveria com um abraço teu
E as estrelas iluminariam os nossos passos
Para longe, para o infinito, junto a ti...




a partir do poema "Ah! Se acontecesse enfim qualquer coisa" de José Gomes Ferreira

23 outubro 2010

(As) Simetrias [4]



The beast looked upon the face of beauty.
Beauty stayed his hand,
and from that moment he was as one dead.




Fray Wray em King Kong (1933)

Naomi Watts em King Kong (2005)


20 outubro 2010

Finalmente!!!




It took the world just sixty days to end...


Ansiosa! Sedenta por descobrir mais!

Contagem decrescente...

17 outubro 2010

"The Hobbit" em 2012! E com Peter Jackson!




E o meu coração cinéfilo e leitor está subitamente
muito mais reconfortado e feliz! :D


"In a hole in the ground there lived a hobbit.
Not a nasty, dirty, wet hole, filled with the ends of worms and an oozy smell, nor yet a dry, bare, sandy hole with nothing in it to sit down on or to eat:
it was a hobbit-hole, and that means comfort."




"This is a story of how a Baggins had an adventure,
and found himself doing and saying things altogether unexpected.
He may have lost the neighbours' respect, but he gained
- well, you will see whether he gained anything in the end."

"The Hobbit" de J.R.R. Tolkien

14 outubro 2010

O Início (1)


Aproveitando o 1º aniversário de "A Vida em Cenas", começo uma nova rubrica. O propósito? Destacar os filmes, realizadores ou actores que mais me marcaram e que, de uma maneira ou outra, tenham desempenhado um papel na criação deste blog!

E que melhor forma de comemorar senão esta?



Tinha 13 anos. Lembro-me como se fosse ontem. Não conhecia o filme, nem sabia que existiam os livros. Entrei no desconhecido da sala de cinema…e foi simplesmente avassalador!

Pura magia, puro épico! Foi nesse momento que senti verdadeiramente o poder e fascínio do cinema, no imenso e deslumbrante imaginário da Terra Média, transposto genialmente à tela pela visão irrepreensível e apaixonada de Peter Jackson!
Escusado será dizer que, após o filme, devorei intensamente todos os livros! E um novo universo foi descoberto… E claro, a espera até ao mês de Dezembro era cada vez mais, se me permitem o entusiasmo, excruciante e atroz!

É óbvio que “O Senhor dos Anéis” não foi o primeiro filme que vi. Contudo, nunca tinha experienciado nada igual! Foi algo de absolutamente inesquecível, arrebatador, emocionante, fantástico e apaixonante, a cada momento, a cada cena, com cada personagem, com cada paisagem, com cada música! E este sentimento nunca se esbate, nunca se perde, quando o revejo (aposto infinitas vezes) pelas versões alongadas que constituem um dos meus maiores tesouros!
“O Senhor dos Anéis” é, sem qualquer dúvida, o detentor do primeiro lugar no meu coração cinéfilo! A ele, estarei para sempre irremediavelmente ligada e apaixonada, será eternamente O filme! Pois a cada visualização me sentirei dentro da Terra Média, a viajar com a Irmandade por vastos campos desertos, montanhas cobertas de neve e perigos, minas escuras e arrepiantes ou belas e hipnotizantes florestas épicas; a lutar contra as Duas Torres com os valentes guerreiros de Rohan ou com os sábios e antigos Trents; a rejubilar com o Regresso do Rei e o triunfo do Bem e do amor entre Aragorn e Arwen; a deslumbrar-me com o verde e tranquilo Shire ou com a imponente e formosa Rivendell; a comover-me com a amizade indestrutível de Frodo e Sam; a sofrer a dor e conflito do atormentado Gollum!







É o filme da minha vida, sim, porque mudou o meu mundo e o meu conceito de cinema! E, quase inconscientemente, criou este bichinho, esta indefinível e infinda paixão pelo Cinema!

Tudo começou nesse momento…”The world is changed.”


1º Aniversário de "A Vida em Cenas"




É verdade...já se passou um ano! Um preenchido e feliz ano em que tive a oportunidade de partilhar a minha paixão pelo Cinema (e um pouco dos meus outros gostos), através desta nova e desafiante experiência! Mas também enriquecedora, pelos contactos com outros blogues e outras visões, e, acima de tudo, extremamente deleitosa, pois se sempre a cultivar e explorar o meu amor pela 7ªArte!

Deixo os meus sinceros agradecimentos a todos os que têm passado pelo meu cantinho, lendo, comentando e dando a sua opinião! É óptimo sentir esse feedback!


Que o Cinema vos acompanhe!

Quanto a mim, sei que nunca o irei abandonar!

11 outubro 2010

Há Cinema...no Porto! (2)



Kubrick em 3 meses! ;)

Que vos parece?

Et voilà! Bravo au cinéma français!





Sans toi les émotions d’aujourd’hui ne sont que
la peau morte des émotions d’autrefois.

(Hipolito, Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain)


A saltitar por 6 cidades, oferecendo ao público português a oportunidade de conhecer um vasto, diferente e virtuoso panorama cinematográfico! Absolutamente a não perder!


09 outubro 2010

08 outubro 2010

Embargo





Pressente-se Saramago em todos os momentos. Um embargo económico a estagnar uma nação ou um embargo mental e cultural que ultimamente a define? Aposto no último, nessa opressão do sonho e invenção, nesse contraste anacrónico que ironicamente preenche o filme, numa sociedade perdida entre as (des)maravilhas da globalização, que tão fácil e mordazmente nos isola e bloqueia!

E que grande desempenho de Filipe Costa! O seu personagem, dono de uma determinação tão poética quanto inglória, tem uma composição sensível, lutadora, perturbada, sonhadora, desesperada e apaixonada, magnificamente expressa pela amplitude do seu olhar!
Articulando o excelente argumento com a esplêndida interpretação do protagonista, é de realçar ainda a eclética, intimista e invulgar banda – sonora e o trabalho de fotografia, num desolador sépia, que, em conjunto, complementam o retrato desesperante deste país esgotado, indefinido, tristemente suspenso no vazio da impotência!

“Embargo”, sublime adaptação de António Ferreira, entre o cómico e o sombrio, entre o ridículo e o grave, constitui uma fabulosa, louvável e absolutamente imperdível revelação do cinema português!




Assim, repito entusiasticamente: Por favor, não embargar!

04 outubro 2010

Parabéns...Christoph Waltz





E porque foi um dos discursos mais emocionantes e verdadeiros de sempre, nunca é demais relembrar!


Oscar and Penélope [Cruz], that's an über bingo! I always wanted to discover some new continent and I thought I had to go this way, and then I was introduced to Quentin Tarantino, who was putting together an expedition that was equipped by Harvey Weinstein and Lawrence Bender and David Linde, and he put this script in front of me and he said, "This is where we're going, but we're going the other way." So Brad Pitt helped me on board and Diane Kruger was there Melanie Laurent and Denis Menochet and Bob Richardson and Sally Menke and Adam Schweitzer and Lisa Kasteler. Everybody helped me find a place. Universal and The Weinstein Company and ICM and Quentin, with his unorthodox methods of navigation, this fearless explorer, took this ship across and brought it in with flying colors and that's why I'm here. And this is your welcoming embrace and there's no way I can ever thank you enough, but I can start right now. Thank you.

02 outubro 2010

Se eu não vou aos U2...



...os U2 vêm ao "A Vida em Cenas" ;)



video

Pride (In The Name of Love)

The Unforgettable Fire, 1984



video

One

Achtung Baby, 1991