26 agosto 2010

Insustentável Existência



O pôr-do-sol, quente e acolhedor, encontra-se com o escuro e gelado mar, emprestando-lhe os seus tons laranjas e vermelhos, como as folhas do Outono que se aproxima.
Ao fundo, um casal caminha lentamente pelo molhe. Ele, esbatido pelo passar inevitável dos anos; ela de porte seguro e nobre. Conversam docemente, recordando os momentos felizes que construíram juntos.
É um fim de tarde igual a qualquer outro que se prolonga obstinadamente, recusando dar lugar à noite. Com ele traz tranquilidade, paz, bem-estar.



The Scream, Edward Munch, 1893


É então que se ouve. Arrepiante, medonho! Nada de semelhante se escutou naquele pitoresco molhe, nem sequer naquela pequena vila! Um grito! Um grito que revolve e escurece o mar até ao horizonte, arrefece o ar, silencia o céu! O casal estremece e olha em seu redor, em busca da origem.
Vêem-no. É um homem, perto do fim do molhe. Jovem, velho, não se percebe. Pálido e magro, as roupas dançam-lhe no corpo. As mãos, longas e finas, agarram-se à face, como se nada mais lhe restasse. Os olhos estão arregalados até ao extremo e carregados de expressão. A boca permanece aberta e o som perdura na vastidão infinita daquele instante. É um som terrível, assustadoramente familiar. É um clamor de desespero! O homem quis libertar-se, de si e de todos, mas não conseguiu! A sua expurgação não resultou, tudo permanece igual! A angústia não desapareceu, o desespero não se evaporou! E o medo e incerteza continuam dentro de si, pois se ele não sabe sequer quem é! Nunca alcançou essa satisfação e agora apercebe-se que jamais será capaz! E o peso da abominável e crua verdade atinge-o e consume o seu interior, como chamas devoradoras do inferno! E o grito não esmorece e o homem fica para sempre preso a este momento, a este raro estado de iluminação, mas tão imensamente cruel.

8 comentários:

  1. Gostei de ler, mas de que se trata ? Digamos que uma interpretação tua do quadro ?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Diogo!

    Sim, será uma interpretação minha do quadro. Quando criei o blog, este seria principalmente sobre cinema mas também me propôs a abordar outras paixões minhas (música, séries, livros, como está indicado nas rúbricas)! Para além disso, sendo que sempre gostei muito de escrever, comecei a incluir alguns textos da minha autoria, não relacionados com o cinema.

    ResponderEliminar
  3. Sim senhor. Gostei muito, parabéns.

    ResponderEliminar
  4. De regresso :) Mais uma vez um optimo texto teu...tens d começar a mandar para uns jornais :P

    ResponderEliminar
  5. Querida Catarina, eis que uma passagem breve pelo blog me rouba a atenção por mais alguns minutos... O texto está bem bom, parabéns! :) Será que estamos a descobrir um outro talento?
    Dá-lhe asas... mas nunca para o fazer chegar aos jornais, porque esses são demasiado efémeros para quem escreve bem.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Querida Patrícia, obrigado pelas tuas doces palavras! :D

    O bichinho desta escrita esteve sempre presente, apesar de adormecido há já algum tempo...dar-lhe-ei asas com toda a certeza!

    Um beijinho

    ResponderEliminar