Em “Eclipse”, um ciclo termina. Isabella Swan, dividida entre Edward e Jacob, tem que decidir o seu futuro, lutar pelo seu destino. E, pelo meio, sobreviver a uma misteriosa ameaça de vampiros recém-nascidos que espalham caos e morte em Seattle.
Gostei de Eclipse, mas enquanto filme continua a ser insuficiente! Sendo uma refrescante evolução relativamente ao 2º volume, “Lua Nova”, não consegue estar à altura nem do livro original nem do outro antecessor, “Crepúsculo”. Maioritariamente fiel, até é uma boa adaptação, mas apenas isso (esquecendo o facto de que os livros, embora cativantes, são uma leitura ligeira e fácil, nada de transcendente); acho que haveria algum potencial para mais, por exemplo, abordando de uma forma mais intimista e profunda o dilema anterior de Bella e construindo uns diálogos mais consistentes! Além disso, também não apreciei algumas alterações que penso terem retirado algum drama à narrativa, como [SPOILER] o modo como Jacob descobriu do noivado de Bella e Edward e alguma simplificação no antagonismo entre Edward e Jacob [FIM DE SPOILER].
Contudo, são de destacar alguns pontos positivos: uma boa introdução, um ritmo mais dinâmico, os flashbacks que conferem uma certa profundidade às personagens, a apresentação da batalha final. Notam-se também ligeiras melhorias nas interpretações do trio protagonista, apesar das suas limitações ainda presentes, como falta de expressividade nalgumas situações.
Por último, não podendo deixar de comparar com Crepúsculo, considero o primeiro volume como o melhor filme da saga até agora (falta o 4º capítulo, “Amanhecer”, que será apresentado em duas partes). Crepúsculo tinha alma, uma atmosfera de romantismo, sensível e delicado mas forte, que envolvia o espectador, associada aos reconfortantes tons azuis e verdes da fotografia e à belíssima banda sonora de Carter Burwell! Principalmente em “Lua Nova”, mas também neste, esta perspectiva perdeu-se, fruto da lógica do lucro e apenas lucro!
Apesar de mediano, “Eclipse” constitui ainda um agradável entretenimento!