25 abril 2010

Capitães de Abril


“Capitães de Abril” foi um filme marcante para mim, que me impressionou e emocionou, e, já agora, o primeiro filme português que vi no cinema.

Lembro-me bem da sequência inicial, a ilustrar o horror da Guerra do Ultramar, e do que me fez sentir. Lembro-me de admirar e de me comover com a pessoa que foi Salgueiro Maia, um exemplo de honra, coragem, sensatez e integridade! (E destaco a sua interpretação por Stefano Acorsi, uma grande mais-valia deste filme!) Lembro-me de exultar com o relato da Revolução, deste passado ainda tão próximo, que não pode nunca ser esquecido!
Assim, este foi um filme que teve definitivamente um impacto em mim, do qual gostei imenso! De facto, não resisto a revê-lo em DVD ou quando passa na televisão.

A esta distância, tenho que dizer que o filme tem alguns defeitos, como a deficiente dobragem de voz e algum desequilíbrio no desenvolvimento da parte mais ficcional da história.

Contudo, a “base” da primeira impressão mantém-se. Para mim, é um filme especial. Para além da interpretação de Stefano Acorsi, tenho de realçar a beleza da banda sonora, a cargo do Maestro António Vitorino d’Almeida! (que tem também um pequeno, mas inesquecível, papel no filme).
Acima de tudo, sente-se ao longo de todo o filme a (devida) homenagem ao capitão Salgueiro Maia, numa composição inspirada e belíssima! E, em última instância, aos capitães de Abril e ao povo português que sofreu e lutou pela liberdade do nosso país!
Por isso termino exclamando: “Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!”

4 comentários:

  1. Ola :)
    Eu vi o filme mas já foi há algum tempo e, na altura ,novito ainda, sei que gostei mas que o tinha achado um pouco morto. Tenho de o rever (obrigado pela lembrança do filme :P). E sem dúvida "Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade!".

    ResponderEliminar
  2. Sim, aproveita para revê-lo ;)
    Eu vi-o no cinema por isso tb ainda era novita :p Reconheço-lhe os defeitos que referi na crítica, mas até o considero um filme especial...não sei bem explicar...mas acho que consegue captar o espírito de Abril, pela personagem de Stefano Acorsi e a consequente homenagem que faz ao capitão Salgueiro Maia!

    Abraço André

    ResponderEliminar
  3. Não te sabia tão apreciadora de cinema :) É bom descobrir coisas fofas destas de pessoas com quem estamos todos os dias mas com quem nem sempre temos oportunidade de falar com deve ser!
    Continuação de um bom blog! :)
    Beijinho,
    Renata

    ResponderEliminar
  4. Olá Renata :)

    É verdade...sou uma amante inveterada de cinema! Este é o meu cantinho onde partilho, entre outras, a minha paixão pelo Cinema!
    Também gostei do que vi no teu blog ;)E é de facto engraçado irmos descobrindo estas coisas!
    Continuação de um bom blog para ti também :D
    Beijinho

    ResponderEliminar