30 março 2016

Bachelorette



Um filme que quer ser irreverente e sarcástico no retrato que faz às suas protagonistas e às situações em que se vêem envolvidas mas que ultimamente se reduz aos clichés da comédia romântica! 





Tem alguns momentos engraçados mas a história é pouco consistente desde o início, o que resulta num produto final algo trapalhão (que raio é aquela personagem de Isla Fisher, por exemplo?) e ultimamente para esquecer...

Directo para a categoria de "filme de domingo à tarde"...e mesmo assim...




26 março 2016

Pride and Prejudice and Zombies



Juntar à narrativa de Jane Austen o factor zombies poderá parecer, se não sacrilégio, pelo menos um grande desastre...mas "Pride and Prejudice and Zombies" prova-nos bem o contrário! 

Factos curiosos: os zombies são apenas mais um contratempo para estas independentes personagens femininas a lutar contra a repressora sociedade inglesa do século XIX; é exactamente este desafio extra à sua compostura que torna o filme deveras divertido!





Se tem falhas? Pois então...as únicas irmãs Bennet falantes são só mesmo Elizabeth e Jane, Charles Dance e Lena Headey são pouco aproveitados, Lily James e Sam Riley não têm nem a química nem o charme dos seus antecessores e aquela trama secundária de Mr. Wickham é de facto pouco sustentada e explicada...

Mas compromete isto a valente dose de entretenimento? Nem por sombras, quer dizer, temos humor, acção e romance...e zombies, zombies! Zombies e Jane Austen? Fiquei rendida!


21 março 2016

Steve Jobs



Três momentos-chave, três momentos muito reveladores da personalidade de Steve Jobs, o tão afamado génio por detrás da Apple!

Assim está organizado este biopic não convencional, suportado pela escrita inteligente e sarcástica de Aaron Sorkin e pela vivacidade da realização de Danny Boyle!





Contudo, o mestre aqui é mesmo o portentoso Michael Fassbender, que incorpora de modo sublime as características tão definidoras de Jobs: a sua arrogância, a sua intransigência, a sua frieza, a sua inteligência e o seu egocentrismo! E goste-se ou não, admire-se ou nem por isso, a sua paixão por pela visão tão específica que tornou a Apple no que é actualmente!


16 março 2016

Spotlight






De construção formal e clássica, para mim "Spotlight" é significativo por relevar a importância e força do trabalho jornalístico: de investigar, de discutir e de realmente informar os cidadãos!

"Spotlight", o filme, desbrava metodicamente o trabalho de investigação da equipa homónima que expôs o escândalo de pedofilia na Igreja Católica norte-americana. Tal é atingido pelo cuidado e inteligente argumento e pelo valoroso elenco, no qual destaco as fortes interpretações de Mark Ruffalo e Michael Keaton!

"Spotlight" não é um filme avassalador pela sua forma, antes pela relevância do seu conteúdo, sendo por isso notavelmente indispensável!


07 março 2016

The Man from U.N.C.L.E.






É divertido, repleto de classe, é cool, descontraído e até sarcástico! Podíamos pedir mais? Penso que não! 





The Man from U.N.C.L.E” oferece-nos uma história cativante com os elementos clássicos da espionagem, três protagonistas bastante carismáticos e um ritmo empolgante, cheio de glamour e reviravoltas, que apesar de, por vezes, poder assentar mais no estilo do que na substância, é extremamente eficaz e satisfatório em proporcionar-nos um bom entretenimento!