28 fevereiro 2012

Plan 9 From Outer Space


Integrado nas Sessões de Homenagem a Ed Wood do Fantasporto 2012



"Tão mau que é bom" é o lema associado às películas de Ed Wood. Basta um filme para nos convencer de tal. Porque se podemos eventualmente louvar-lhe a sua paixão pelo cinema, o mesmo já não podemos fazer quanto às suas capacidades de realização!

Plan 9 From Outer Space chega-nos com uma premissa peculiar e até promissora. Contudo, fica-se por aí e é desde logo atropelada pelas péssimas actuações, pelos diálogos ridículos, pelos (não) efeitos especiais, pelas falhas de raccord, enfim...por um terrível realização!

No entanto, o incrível está nisso: 50 anos depois, é impossível não gostar ou mesmo delirar com tais mirabolâncias e inconsistências! O péssimo, o ridículo e o terrível não se esquecem, mas contagiam-nos; não questionamos as inconsistências ou os defeitos, antes os apreciamos como verdadeiramente são: hilariantes. Assim, o riso não paira entorpecido como as personagens de Vampira e Bela Lugosi, não! As gargalhadas ressoam facilmente pelo auditório, como se provou nesta sessão de homenagem!

Plan 9 From Outer Space. Louco e inconsequente. Uma desgraça na concretização. Uma pérola de diversão e, porque não, de cinema!

26 fevereiro 2012

Juan de los Muertos



Filme em competição no Fantasporto 2012



Revolucion ou Muerte! 


Astuto e hilariante, Juan de los Muertos é constante e irreverente diversão, lado a lado com uma curiosa sátira política ao regime cubano! Peculiares personagens, efeitos artesanais, um ritmo intenso e bastante gore e humor fazem de Juan de los Muertos um pequeno grande filme, bem ao estilo do Fantas, e, por si só, absolutamente imperdível!